domingo, 27 de fevereiro de 2011

Intercâmbio Brasil-França

Primeira turma de professores viaja em março para a França  Programa é desenvolvido em parceria com os liceus franceses



Aprender e ensinar.  Este é o objetivo do Programa de Intercâmbio Brasil-França que vai promover o intercâmbio de alunos e professores dos institutos da Rede Federal de Educação Tecnológica  e dos liceus franceses.  O programa é fruto de um protocolo de intenções assinado em 2008 durante as comemorações do Ano Brasil França e vai envolver IFes de todo o país.
No caso do IFRN, IFSUL (de Pelotas, RS) e IFMG, o intercâmbio terá como foco a capacitação para a indústria eletrônica.  Foi para acertar os detalhes da parceria e, principalmente, organizar a ida da primeira turma de professores para a França, já no final de março, que os coordenadores do Programa nos três institutos passaram esta semana reunidos na Reitoria do IFRN.
Desta vez irão apenas professores – quatro de cada instituto.  Eles passarão duas semanas na França.  Na primeira, eles participarão de um curso de formação continuada e, na segunda, visitarão indústrias eletrônicas e se reunirão com professores dos liceus para apresentar os projetos que serão desenvolvidos ao longo do programa.
“Esperamos, com esse programa, atender à demanda de pessoal qualificado em eletrônica dos dois países.  O Brasil tem também muito a contribuir nesse sentido, com toda a expertise acumulada e desenvolvida nos nossos institutos”, disse  o coordenador-geral do Programa, professor Edgar Antônio Mattaredona, do IFSUL, de Pelotas (RS). 
O intercâmbio com os três institutos será feito com os liceus de Le Mans, Nantes e Nîmes.  O foco será o ensino de nível médio, mas não significa que alunos dos cursos de tecnologia também não possam participar.  A previsão para este ano é que sete professores e três alunos de cada um dos três institutos participem do programa, num total de 30 intercambistas.  A segunda turma vai viajar em outubro.
Em relação à vinda da primeira turma dos liceus franceses, a primeira está prevista para maio de 2011 – 20 professores e alunos vão participar como ouvinte e expositores  do 1º Seminário Internacional da Indústria Eletrônica e Energias Renováveis, a ser realizado em Pelotas/RS.   A segunda turma virá em novembro.
“Programas como esse são muito importantes para nossa instituição, porque terão como foco não apenas os alunos, mas também os professores que estarão mais bem preparados para levar os conhecimentos de sua disciplina a todos os seus alunos”, avaliou o professor Eduardo Bráulio Wanderley Neto, que coordena o programa no âmbito do IFRN.
O programa de intercâmbio do qual participa o IFRN terá um custo de aproximadamente R$ 400 mil, dos quais R$ 100 mil a serem repassados pela Setec/MEC e o restante em partes iguais pelos três institutos.

                                                                                                                                                                               Fonte: Portal IFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário